terça-feira, 23 de julho de 2013

DIETA NO INVERNO? COMO?

SOB CONTROLE  

CHOCOLATE QUENTE, fondue, marshmallow e um calorzinho vindo da lareira. A estação mais charmosa do ano está aí - e, com ela, também os terríveis e indesejados quilinhos a mais...
No inverno, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea e, por isso, pede comida extra.

A nutricionista Lilian Cardia, explica o porque: "Temos uma necessidade real de nos esquentar não somente com agasalhos, mas através da alimentação para proporcionar o aquecimento corporal internamente, seja com uma refeição calórica, com alta concentração de gordura, suja com uma bebida quente como chá."




VOCÊ NAO QUER FICAR ASSIM APÓS O INVERNO. 
OU QUER?



Com as temperaturas mais baixas, é normal; deixar de lado os alimentos leves para sucumbir às receitas mais incrementadas e, geralmente, mais engordativas. Feijoada, carnes e cremes encorpados são os mais pedidos da estação.

Mas, não precisa abandonar essas delícias de época, basta fazer algumas variações e seguir em forma. No tão desejado fondue, por exemplo, troque o pão por legumes crus e crocantes.

Se a ideia é comer massa, prepare as opções com molho de tomate e ervas e nada de pedir gratinados e molhos à base de creme de leite.

Uma excelente dica é apostar em sopas e consommés. Se preferir algo sofisticado, aproveite os frutos do mar grelhados.

Como acompanhamento, legumes e verduras refogadas, ratatouilles e caponatas também valem.

E abuse de alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, acerola para proteger dos resfriados típicos da temporada.

ABUSE DOS CHÁS, LEMBRANDO QUE A CANELA É UM ALIMENTO TERMOGÊNICO.
                         O bom e velho chocolate quente pode ser trocado por chás de frutas.

E não precisa deixar a famosa noite de queijos e vinhos de fora da agenda. Apenas dê preferência às versões magras, caso dos queijos brancos, como cottage e ricota com um toque de azeite aromático, acompanhados pelo vinho tinto que é ótimo por suas propriedades antioxidantes,  Se tomar essas decisões, certamente não vai pegar pesado na dieta quando o verão chegar.

Para completar, espante a preguiça e pratique atividade física pelo menos três vezes por semana; comer de três em três horas também é essencial para conquistar a silhueta dos sonhos.

Alimentação Saudável no Inverno


Anote algumas dicas para aproveitar as gostosuras do Inverno sem (muita) culpa.

SOPAS E CALDOS QUENTES
Esses não podem faltar. Além de deliciosos e nutritivos, ainda ajudam a aumentar a temperatura do corpo.
Dê preferência para as preparadas com vegetais e grãos (ervilha, lentilha, feijão, grão de bico, aveia, etc.).
Evite adicionar creme de leite, macarrão, arroz e cuidado com o queijo e o pão que acompanham.
A batata pode ser substituída pela abóbora, que é rica em antioxidantes. Temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre e cebola têm propriedades termogências, ou seja, são capazes de aquecer o organismo e aumentar o gasto calórico durante a refeição. Não se esqueça deles na hora de preparar sua sopa.

CHOCOLATE QUENTE
Esse é o grande vilão. E é uma delícia, mas sempre que puder substitua o chocolate quente pelos chás. Estes devem ser bebidos sem açúcar, ou então com adoçante.

Se não puder evitar, dê preferência ao leite desnatado e ao cacau em pó.

ÁGUA

É comum diminuirmos o consumo de água nessa época. Aí está o grande erro. Como o corpo precisa produzir mais calor, precisa também de água para esse fim. Hidratação sempre.




CARNES
Evite as frituras e dê preferência para as carnes magras. Essa é uma regra para todas as estações do ano. Pra que serve a fritura além de entupir as veias?
FONDUE
Impossível resistir ao fondue de queijo no Inverno, não é não? Ele não precisa ser riscado do seu cardápio, basta prepará-lo com queijos mais magros e leite desnatado. O pão pode ser substituído por vegetais, fica uma delícia!!


Para o fondue de carne grelhe-as antes e opte pelos molhos mais leves.
Para o de chocolate substitua o leite integral pelo desnatado e dê preferência ao chocolate amargo.
FRUTAS E LEGUMES

Importante manter o consumo mesmo no Inverno, pois os mesmos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de gripes e resfriados.

As frutas podem ser uma ótima opção de sobremesa, basta assá-las no forno e polvilhar um pouco de canela. Fica uma delícia!! Além do mais, a canela também é um alimento termogênico.

PÃES
O consumo de pão também tende a aumentar nessa época. Inclua os pães integrais na sua dieta.





Busquei estas informações em uma revista, mas não tenho a autoria. 
Caso seja identificado por favor me comunique para que seja dado o crédito devido.

BOM INVERNO E DEUS ABENÇÕE!                                                                                                           PRA. HELOISA AVILA

Nenhum comentário:

Postar um comentário