quarta-feira, 27 de junho de 2012

Artesanato - Flores de Papel de Seda

É a sensação do momento:
Flôres de Papel de Seda, ou
Papel Crepon
Neste ano, para a gravação do Especial do Dia das Mães, na Rede Gospel de Televisão, resolvi fazer o que tenho visto nas decorações de festas, e que fica super alegre, enfeitando com graça e harmonia, qualquer ambiente de festa.
Sem contar que é super fácil de fazer.
Veja as fotos abaixo:
Fiz as bolas de papel de seda, amarrei fitas coloridas e penduramos no studio de gravação. É uma sala de visitas.
Fico muito lindo!


Para fazer uma bola, ou pompom, junte 10 folhas de papel de seda, uma sobre a outra. Faça pregas, com dobras de mais ou menos 3 cms, em toda a folha, conforme ilustração abaixo.
Arredonde as extremidades, ou deixe pontudas, conforme sua preferência.
Amarre ao meio.
Vá abrindo, cuidadosamente, folha por folha. Tenha cuidado porque senão rasga, pela fragilidade do papel. Abra de um lado, e depois do outro.
Vá formando a bola.
 E se você for pendurar como eu fiz, amarre uma fita, ou cordão para pendurar.
Mas caso você queira fazer flôres menores, para vasos, amarre a haste de arame fininho, e cubra com a fita floral, que é aquela fita colante, verde.
Para flôres, você terá que cortar a folha do tamanho que desejar fazer as flôres. E para abrir, mude o formado, abrindo somente para um lado.
 Veja as ilustrações que nos dão algumas idéias ótimas para decoração.
Repare na foto abaixo que este evento é um café, com serviço americano, e as flôres menores compõem os porta guardanapo.


 A combinação das côres é muito importante para o resultado final. Eu gosto de trabalhar com tom sobre tom. A não ser que seja uma festa temática, com côres pre- estabelecidas, como foi o caso do evento da TV, que montei. Tinhamos que conversar com todo o ambiente, que é bem colorido.

Gostou?
Então faça para um jantar festivo, ou um café comemorativo, uma festa infantil, chá de panela, de bebê, nas côres do natal,  ou uma festa junina, páscoa...
Lembre-se de que
existem também os papeis de bolinhas e xadrez.
Tudo depende do momento, das côres escolhidas, o tamanho, e a maneira de usar. 
O resultado é sempre muito bom, e o custo baixissimo!
Deus abençoe!
Pra. Heloisa Avila