quinta-feira, 29 de março de 2012

Vamos organizar uma festa temática?

Minha querida  Patricia, de Jundiai, pediu umas idéias de decoração para a "Noite do Macarão".
Logo pensei na Itália.
Quer coisa mais italiana que macarão?
Adorei a idéia!
Resolvi então compartilhar com vocês, pois quem sabe não será uma "idéia 3B" para você também comemorar alguma data festiva.
                                                         3B = Boa, bonita e barata! rsrsr....

Uma festa italiana tem naturalmente a boa massa, música, decoração um tanto rústica e alegria, muita alegria.

É fácil decorar esta festa usando motivos populares, tais como a cor vermelha, branca e verde, muitas fitas, bandeirinhas, uvas e vinho, uns pandeiros e maracas com fitas coloridas, danças...E a comida...
Quer coisa mais italiana que uma boa massa?



Alegre os convidados desde a entrada enfeitando a porta com balões coloridos. Adquira balões de hélio com as côres da bandeira italiana (vermelho, branco e verde), e ate-os em ambos os lados da porta de entrada, para ter uma entrada bem ao estilo italiano.

Se a festa vai ter mesinhas espalhadas pelo ambiente, e se vai ser um serviço americano, é importante criar uma mesa para a decoração principal.
Os olhares dos convidados vão se remeter a este espaço. Se tiver mesinhas individuais, pode colocar toalhas xadrez de vermelho e branco.  
Caso você não tenha o tecido xadrez, faça uma toalha em verde e branco para a mesa central.

Use vasinhos plantados de manjericão com bandeirinhas e flores de papel crepom nas mesas.
Ou se não quiser ter esse trabalho, procure quem tem um pé de manjerião, corte galhinhos e coloque num vidrinho ou garrafinha, na água, que vai durar, e até prosperar, por muitos dias. Acrescente uma flor natural. É como se fosse uma planta hidropônica.
O convidado pode levar como lembrancinha esses mimos.



(Eu uso muito manjericão na água. Inclusive é otimo pra espantar moscas. Sem contar com o cheirinho, que é maravilhoso. E dá para ir arrancando as folhinhas e comer. Ótimo e super saudável!)

No Ceagesp você vai encontrar as caixinhas de mudinhas já plantadas, bem baratinho. É só transplantar e decorar os vasinhos, que você vai encontrar lá mesmo.


No teto do ambiente onde vai acontecer o evento, faça varais de bandeirolas, ou fitas coloridas, bem esvoaçantes. Esta sugestão da foto são fitas metálicas.
 Alegra muito e dá um colorido especial. Nas cantinas italianas é costume pendurar camisas de times, fotos, garrafas, mil coisas. É porisso que eu digo : tudo bem rustico.
Mas se você optar por pendurar camisas, tem de ser de times italianos, pois estamos tratando de uma festa temática. Embora não faça mal pendurar uma bandeira italiana e brasileria.



Faça um centro de mesa com uvas, um item de excelência na decoração italiana. Utilize um cesto grande com pães, de vários formatos, queijos, que é um componente indispensável para as massas, uvas brancas e roxas... e o que mais a sua imaginação lembrar.
(Estes itens da decoração poderão ser naturais ou artificiais. O natural é mais bonito, sem contar que poderá ser degustado).

                                                               Acrescente as velas.

Aproveite garrafas vazias e insira as velas no gargalo. Disponha as garrafas pela mesa, acenda as velas, deixe cair a vela derretida pela garrafa, lembrando bem aquelas coisas de castelos antigos. Ou faça algo mais sofisticado, dependendo da ordem natural da decoração.


Faça marcadores para identificação dos sabores dos pratos. Escreva num cartão, e insira-o na fenda da rolha de cortiça, cortada ao meio, conseguindo uma decoração fácil e barata. (Tipo: Molho bolonguesa, molho 4 queijos, pomodoro, ao sugo... Talharim, fettucine, ravioli, lazanha, etc...)

                                             


    


Encha taças com vários tipos de palitos de pão (breadsticks) como parte da decoração italiana da mesa.
Esta decoração é linda e comestível ao mesmo tempo.
Pode-se colocar potinhos com sardela, aquela receitinha básica de pimentão vermelho com sardinha, muito azeite... Delicioso! 





Lembre-se de que o azeite é sempre bem vindo! Mas não deixe em latas. Você pode arranjar vidros legais e aromatizar o azeite. Coloque alho, manjericão, alecrim, pimenta, a gosto. Não misture isto tudo de uma vez só. Coloque separados, porque o gosto fica bem ativado. No mais, capriche nas massas, molhos, e queijos.




              Ensaie um grupo de pessoas para que possam dançar uma "tarantella".
                               Pandeiros e maracas, alegram. Distribua entre os convidados para dançarem todos.
                                      Música, muita música!

Vista, aqueles que estarão servindo, com roupas  caracterizadas.
O povo italiano é um povo alegre por natureza, gosta muito de reuniões com grupos enormes, e prezam muito a família.  Então é uma festa de família!

Bebidas em jarras, sucos, vinhos, águas aromatizadas. Use taças, pratos e talheres descartáveis, de cor transparente, imitando vidro,que são bem baratinhos, e de boa qualidade. Na 25 de março, você vai comprar os centos. Escolha pra não desmerecer a aparência da sua festa. E compre a mais, pois os convidados costumam pegar mais ao trocar de sabores das massas.

Para sobremesa, faça a “palha italiana”, aquele docinho de leite condensado e biscoito maria, quebradinho. Ele vai em tabuleiro.
Corte em quadrados, passe pelo açucar e enrole em papel transparente. Amarre fitinhas verde e vermelha nas pontas, imitando um bombom, e coloque num prato grande, ou cesto.

Sucesso garantido ou seu dinheiro de volta. rsrsr..... Depois me conta Pat! Fica com Deus!
Pra. Heloisa Avila