quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ARTESANATO: DECORANDO COM CHITA!


CHITA - UM TECIDO BEM BRASILEIRO
A chita é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. A estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. Uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.


As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.

O nome chita vem do sânscrito chintz, e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.


História da chita no Brasil

A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional.

 Atualmente vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.
Mil e uma opções pra vc dar um "tapa"na decoração da sua casa, gastando muito pouco, pq a chita tem um dos custos mais baixos em se tratando de tecidos. E não desbota, não solta tinta, e não rasca com facilidade. rsrs...
Pequenos detalhes fazem muita diferença!






Esta moda do puffão é muito linda. Ao inves de
usar mesas de centro, na sala da sua TV, use o puff. Este revestido da chita, numa decoração mais rústica está lindo.

Pensa naquela parede que vc quer dar um visual alegre, mas não quer gastar com mão de obra de pintor,
tinta, bagunça na casa... Então revista vc mesma. E pra facilitar, obviamente que você não vai usar o tecido inteiro. Então faça como um patchwork, cortando quadrados e vá colacando um a um. É muito fácil. A cola é aquela universal do rotulo azul.

Cobertura do banco rustico da varanda? Almofadas variadas? Màos à obra! Vai mudar e alegrar a sua área interna, sua varanda da piscina, ou sua churrasqueira,


Aquela poltrona que está encostada faz tempo, precisando de uma nova forração? Um puff pra alegrar um cantinho do quarto? A chita faz a transformação!



Pequenos detalhes do dia a dia, bolsas, panos de prato, forrações tipo decoupage...aquelas bonequinhas de pano, que toda criança adora, mil e uma utilidades bem baratinho. Quer dar um presentinho, quer vender no bazar da Igreja, quer vender na feira de artesanato do bairro, quer ensinar no projeto educacional onde você colabora, na ONG onde participa... tudo pode ser motivo para você colocar a sua habilidade e sua criatividade a serviço de uma boa causa. 

O diferencial de tudo nessa vida, (em se falando de decoração, obviamente) está no bom gosto. Pode-se realizar muito gastando poucos tostões, e se você for como eu, que não aguento ficar sem pensar no que vou reciclar, criar, inventar, copiar, mudar, gastando quase nada, aí estão algumas dicas com um produto bem brasileiro. Deus abençõe!                         Pra. Heloisa Avila