domingo, 10 de abril de 2011

ARTESANATO

PÁSCOA


Estamos a duas semanas da Páscoa, a festa mais importante para todos nós, cristãos, ONDE CELEBRAMOS A RESSUREIÇÃO DE JESUS CRISTO.
 
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, e comemora o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade.
Nós sabemos com muita clareza que não devemos CULTUAR simbolos para justificar nada que venha do Senhor, mas como diria a nossa Bispa Sonia: - Nós não somos a tal ponto "religiosos" que não saibamos separar as coisas, portanto não estamos colocando a importância da festa nos simbolos utilizados para comemorarmos este dia.

Coelho:

A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor para simbolizar a fertilidade!

Chocolate:
Vôce sabe porque está tão associado ao coelho, sendo que coelho não põe ovo?
Foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
"Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.


Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.
Coelho:
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida? RSRSR...

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.  O coelho é tido como simbolo de fertilidade, e nós devemos ser férteis no Senhor, e para o Senhor!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bem... mas vamos ao que interessa:
Mais uma vez, nós do Ministérios das Dorcas,  tivemos a honra de decorar o studio da Rede Gospel de TV para as gravações do Programa da Pascoa.

Fiquei pesquisando o que poderiamos fazer de diferente e descobri uma coisa que nunca tinha visto antes:
Árvore de Ovos!


Adorei a idéia. Se o chocolate vem do cacau, que é um fruto, nascido de uma árvore, porque não fazer a árvore com ovos de chocolate?
Boa ideia e mãos à obra!
Como um studio de TV é muito quente, devido aos refletores de luz, se os ovos fossem naturais, derreteriam todos. Então porque não fazê-los de isopor e pinta-los com côres alegres, desenhos, etc...
Veja como ficou bonito!


O programa irá ao ar no dia 23 de abril, mais ou menos por volta das 20:00 hs, e você não pederá perder, porque a gravação ficou linda. As apresentadoras foram Bispa Sonia Hernandes e sua filha,  minha querida filha do coração, Bispa Fê .

Eu sugiro que você faça o mesmo para enfeitar a sua casa, ou os ambientes nos quais você fará uma comemoração pascal.
(Você poderá usar ovos de chocolate, de verdade.)
É de fundamental importância o almoço entre familiares no domingo de Páscoa. Envolva a todos, adultos e crianças, velhos e jovens, e comemorem a sua passagem da morte para a vida eterna, atraves do Nosso Senhor Jesus.

Como fazer  Ovos para sua árvore decorativa:


 Ovos de Isopor ( encontrados nas lojas de artigos para festas, ou na Só Isopor, na 25 de março)
 Tintas variadas côres,
aquelas proprias para artesanato, cola escolar, ou cola propria para isopor, lixa,
Papel para decoupagem ou riscos que possam ser pintados, fitas variadas.

Modo de fazer:
1 -Se você usar ovos grandes, de 350 a 500 gramas, eles virão abertos ao meio.
Os que fizemos são de 500 gramas.
2 -Una as partes com cola.
3 -Dê uma lixada suavemente no isopor, para melhor aderência da tinta.
4 -Pinte de côres alegres.
5 - Risque algo, ou faça arabescos a mão livre, ou faça decoupagem, ou faça colagem com tecidos recortadinhos, tipo retalhos, etc... Dá para se criar artes interessantes.
6 - Amarre fitas a seu gosto, deixando sempre duas pontas para serem amarradas na árvore.

Arranje um galho de árvore, sem folhas, ou com folhas meio caindo, porque agora é outono , e vá pendurando seus ovos.
Como trabalhamos em studio de TV,e focamos somente um fundo, usamos galhos caindo do teto, amarrados com fio invisível, e acrescentamos algumas flores brancas, artificiais para um efeito maior.
Usamos um arranjo de flores do campo, naturais, nos tons dos ovos, alguns coelhos espalhados pelo ambiente e ficou tudo muito lindo.
 
Ficam aí algumas outras idéias garimpadas na internet.




Enfeite a sua casa, fique alegre, comemore, reuna os seus familiares, convide amigos, leve-os ao culto da sua Igreja, porque não tem preço neste mundo a nossa salvação.

FELIZ PASCOA! 
Pra Heloisa Avila

4 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Passeando pela net encontrei seu cantinho, parabéns está uma gracinha, seus trabalhos são lindos. Também tenho um blog depois passa lá.
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Querida Claudiana, que bom ter você como visitante. Seja bem vinda ao clube das artesãs de Jesus. Vou dar sim uma passada no seu blog, e quando você tiver coisas que possa compartilhar no blog das Dorcas, será um prazer podermos publicar. Deus abençoe. Pra. Heloisa.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Querida prima, lindas suas sugestões para a Páscoa.
    Como sempre você traz idéias elegantes e viáveis. Isso é sempre bom.
    Parabéns pelo blog e pelo capricho.
    Abraços e beijos,
    Andrea

    ResponderExcluir