segunda-feira, 21 de março de 2011

RECADINHO!!!

Oi pessoal, imagina o meu sorriso de alegria! Imaginou? Multiplica por mil!!!
Como estamos no ano de Abraão, ano de exercitarmos a nossa fé, e de como Abraão, aumentarmos a nossa descendência  quero participar que acabo de ganhar mais dois "netos". Um lindo casal de gêmeos! Marco e Giulia. E daqui a 5 meses chegará a Yasmim, outra neta. Como já tenho a Rafaella e o Joseph, de dois estou passando pra cinco netos em um único ano. rsrsr...É benção ou não é?


É muito lindo! E como toda avó coruja, no momento, só tenho tempo e olhos para os recem nascidos.

Porisso estou meio ausente do blog.
Mas já voltaremos ao ritmo normal.



Aproveitando a passagem por aqui, quero compartilhar com vocês que, já estou planejando o que vou fazer este ano no almoço de Pascoa. E como a minha preocupação maior é sempre com as crianças, vou contar o que faço sempre, e é o maior sucesso. Meus netos mais velhos, Joseph e Rafaella, assim como os primos e amiguinhos, adoram a brincadeira do "caminho do coelhinho". E você também poderá fazer o mesmo.
É sucesso garantido.

Eu faço tudo para "estender" a infância dos meus netos. Nos dias de hoje, as crianças vivem no mundo virtual. É a TV, o computador, o celular à mão desde pequenos, os brinquedos eletrônicos, não ouvem mais as histórias de carochinhas, é a aula de natação, a aula de ballet,  ficam nas escolas em período de semi internado, vêem os pais bem menos que no nosso tempo, etc... E as brincadeiras de crianças estão sumindo do imaginário infantil.
Eu procuro fazer diferente.
Na Pascoa, por exemplo, ainda faço as brincadeiras do meu tempo. Não sem antes vincular, obviamente, a páscoa ao nosso Jesus.
O caminho do coelhinho é  muito legal!

As crianças vibram, criam expectativas, usam o imaginário, e todo mundo fica feliz.
Que me desculpem os "religiosos", mas criança é criança, e só vai entender que coelho e ovo de chocoalate não têm nada a ver com a ressureição de Cristo, quando forem maiores. Por enquanto deixemos as nossas crianças serem crianças.

Então quero sugerir pra vocês esta brincadeira:

No dia anterior à Pascoa, ao inves de queimar o "judas", mesmo porque criança não entende o que significa isto, falo pra elas colocarem um copo com água e um pedaço de cenoura na porta de casa.
E digo: " - Se o coelhinho passar por aqui, pra trazer  ovos de páscoa pra vocês, com certeza ele vai beber um pouquinho de água e comer um pedaço de cenoura. E vai deixar  pegadas pelo caminho. Então vamos ter que achar onde ele deixou os ovos!"

Faço, durante a noite, um caminho meio confuso pra chegar ao ninho. (Faço pegadas na casa de farinha de trigo, mas ano passado como fizemos um lanche pra criançada na casa da m/filha, ela alugou dois coelhinhos de verdade, com a cerquinha, comidinha, e fizemos as pegadas de papel contact no chão. Os coelhos fizeram mais sucesso que os proprios ovos. Existem estas firmas especializadas em festas de crianças que alugam animais pequenos, de verdade, para festas.)


Eu coloco os ovos em lugares diferentes com o nome de cada criança, assim eles buscam juntos o de cada um. São várias pistas.  Não deve ser absolutamente nada diferente de "chocolates", pra não fomentar o comércio oportunista.
Detalhe: Durante a noite não se pode esquecer de jogar um pouco da água fora, e partir a cenoura que estava na porta. É a primeira coisa que as crianças olham pra ver se o coelhinho passou mesmo. rsrs...

E vendo que ele bebeu água e comeu um pedaço da cenoura, vão seguir as pegadas até o ninho.

Isto é impagável! Uma alegria por tão pouco!

Eu sugiro esta brincadeira porque já se tornou um sucesso na minha família, e com certeza você sabe disto, já participou de brincadeiras semelhantes, mas talvez  esteja tão preocupada com outro tempo na vida, que já se esqueceu como é simples ser criança de novo.

Se você tiver outra sugestão para brincadeiras, nos mande, porque adoraremos compartilhar com as amigas.
Somos mães, avós, educadoras, e... ainda mora uma criança dentro de nós.



Deus abençoe!
Pra Heloisa Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário