sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

UMA VOLTINHA PELA COZINHA! - RABANADAS

UM DOCE NATALINO  -  RABANADAS


 Feitas com fatias de pão envelhecido, as rabanadas são consumidas nos gélidos natais europeus e foram trazidas à cozinha brasileira pela influência dos portugueses.
No Brasil esses doces feitos com pão envelhecido, embebido em leite, passado em ovos, frito e polvilhado com açucar e canela, foram popularizados como rabanadas, mas na sua origem, em Portugal são chamados de "fatias de parida" (douradas), e na França, "pain perdu". E tanto aqui como na Europa, são consumidas nas festividades natalinas.
Você não precisa apenas usar o pão francês para fazer suas rabanadas, porque elas também ficam deliciosas se feitas com brioches, panetones, pães doces, porque vão agregando sabores diferenciados.
Esta receita permite que você faça e consiga guardar as suas rabanadas por até trê dias, porque elas são finalizadas com uma calda açucarada de vinho do Porto e mel, com toque de canela e raspas de cascas de limão.
Ingredientes:
  1. 01 litro de água
  2. 250 ml de vinho do Porto
  3. 01 pau de canela
  4. raspas de casca de limão
  5. 150 ml de mel                                                         
  6. 04 baguetes médias
  7. 01 litro de leite
  8. 06 ovos
  9. óleo para fritar
  1. Faça uma calda, levando à fervura a água, o vinho do porto, a canela e o mel. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Acrescente as raspas, ou cascas, de limão. Reserve.
  2. Corte as baguetes em rodelas de 1 cm de espessura. Coloque-as em uma porção pequena de calda.
  3. Bata o leite e o ovo com um garfo e, depois, passe as fatias de pão de maneira que fiquem embebidas na mistura.
  4. Aqueça o oleo em uma frigideira e grelhe as fatias de pão até  atingirem uma cor dourada. O óleo não deverá estar muito quente. Segue em papel absorvente. Polvilhe com açucar.
  5. Quando frias, regue as rabanadas com a calda e reserve na geladeira. É melhor consumi-las após algumas horas- ou no dia seguinte.
                                                                                      (receita da chef Ilda Vinagre, do restaurante A Bela Sintra)
Pra. Heloisa Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário