sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DICAS PARA O GRANDE DIA DE NATAL!!!!


UM NATAL BEM PLANEJADO!!!

Pensando em como é especial esse dia, tenho certeza que como eu você não gostaria de que nada passasse em branco ou que o dia seja com muitas preocupações e afazeres que 11hs45 da véspera você nem tomou banho, está descabelada com o Peru terminando de assar. Aliás isso nunca acontece, é só uma suposição. Rsss

Dicas na hora de decorar o ambiente



- Procure decorar vários ambientes da casa, não somente a mesa de jantar;
- Se preciso, retire alguns móveis da sala para que as pessoas tenham espaço;
- Não carregue demais nos enfeites. Uma decoração simples pode ser a melhor escolha;
- Não exagere na quantidade de pratos principais e não se esqueça de separar uma opção para aqueles convidados que não comem carne;
- Não misture muitas cores na decoração. Escolha duas ou três e trabalhe com elas;
- Não se esqueça da árvore de Natal e da guirlanda na porta. Elas são símbolos fundamentais da época;
- O serviço deve ser prático: a ordem da louça na mesa em um serviço americano, por exemplo. Primeiro os pratos, depois os talheres, do contrário o convidado terá que se desdobrar para se servir e segurar garfo e faca ao mesmo tempo.

Edson Coutinho - coordenador de tendências
www.tokstock.com.br

E, em vez de sentar e chorar, fazer uma lista de 10 passos até o dia “N” será sua melhor escolha. Como o que é bom sempre tem de ser repartido, você confere abaixo a check list para manter a casa – e você – em ordem até lá.


1. Nas duas semanas que antecedem o dia 25, aproveite um (raro) momento de ócio e abra seu livro de receitas favorito para eleger o prato especial que vai preparar para a ceia de Natal e também para o Ano Novo. Mesmo que você não realize as festividades na sua casa, reza o costume desta época que cada um leve algo suculento à festa para a qual foi convidado.


2. Compre com antecedência tudo o que não for perecível, tipo frutas secas, bebidas, velas para decorar a mesa.

3. Dê uma checada na situação da toalha de mesa que pretende colocar em uso na festa (seja ela qual for, Natal ou Ano Novo). Não custa colocá-la para lavar e perfumá-la com uma boa água de passar para deixá-la pronta para a celebração. Se não tem ainda, passe em algumas postagens anteriores e faça a sua!!!


4. Controle o impulso suicida-consumista da época e liste todas as pessoas para as quais você quer dar presentes e classifique as compras por grupos de afinidade: brinquedos para as crianças em um dia, mimos para as amigas em outro, presentes básicos da família em outro.

5. Se você é como eu que gosta de preparar presentes mimosos feitos com suas próprias mãos, o momento é agora. Não deixe essa parte para perto da semana do Natal, quando você terá outras coisas mais urgentes na cabeça. Para isso, bole um kit-fofura básico que pode conter, por exemplo, um mini-bolo embrulhado lindamente, uma garrafinha de champanhe (daquelas individuais), um pote de geléia de frutas. Outra opção? Biscoitos caseiros em formatos que tenham a ver com o Natal: árvores, sinos, ursinhos... Sua avó com certeza tem uma receita poderosa e irá lhe ceder de bom grado. O segredo, mais uma vez, é a apresentação. Latas vazias e limpas de leite em pó lacradas com um papel bonito ficam incríveis. Eu costumo colocar o papel entre a lata e a tampa – para garantir que os biscoitos fiquem crocantes por mais tempo.


6. Aproveite que você vai passar por uma rua de compras ou por um shopping para antecipar as compras das férias, caso você vá viajar no Ano Novo ou logo após a data. Frascos de bronzeadores, biquíni, a calcinha da virada...


7. Prepare a casa para o fim de ano. A essa altura do campeonato, você já teve ter feito a famosa “limpa” do final do ano, esvaziando armários e gavetas de coisas sem propósito. Agora é o momento de deixar a casa vestida para o novo ano. Separe seu jogo de lençóis mais bacana, sua colcha mais festiva, troque travesseiros capengas, mande lavar os tapetes e as cortinas. Casa limpa e bem arrumada é um ótimo passo para garantir alto astral e momentos de deleite no seu lar-doce-lar.


Uma semana antes do Natal...


8. Encomende as flores que vão enfeitar a casa. O ideal é buscá-las na véspera, quando elas devem ser dispostas nos vasos ou organizadas em arranjos.


9. Também é hora de comprar os ingredientes para os pratos que você já escolheu para cozinhar ou, então, para encomendar o que quiser: dos doces ao peru de Natal.

10. Na véspera do Natal, deixe a agenda livre para curtir os preparativos sossegada. Vista um avental bem caprichado e coloque as mãozinhas a obra, com tranqüilidade e, de preferência, bem acompanhada. Convite uma prima querida que vá na mesma festa que você (e com quem costumava fazer bolos na infância) para te ajudar nas receitas. Ou então sua mãe, sua irmã, sua avó, uma tia fofa. Se alguma coisa der errada, o máximo que pode acontecer é vocês rirem muito. Porque, pelo menos nas minhas lembranças, o melhor da festa sempre foi prepará-la – de preferência se divertindo muito!

Feliz Natal!
fonte:http://casadachris.uol.com.br/
Pba. Patricia Arcanjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário