domingo, 18 de julho de 2010

NUTRIÇÃO

VIDA É SAUDE E SAUDE É VIDA!


Lendo a Palavra do Senhor, observamos que dentre os milagres que Jesus mais operava, estavam as curas das enfermidades. Deus nos criou para termos vida e vida em abundância.

E VIDA É SAUDE E SAUDE É VIDA! Desde o Antigo Testamento já existia entre os povos um cuidado com a alimentação, em ser forte, belo e saudável.

Com o passar do tempo, com a globalização, com a era da internet, que nos coloca em qualquer parte do mundo em segundos, parece que não estamos muito preocupados com este item “saúde”. Nosso tempo está escasso demais para esta preocupação. Queremos estar bem, mas sem esforço. Até sabemos de cor e salteado todos os itens básicos para uma vida saudável. Porem estamos sempre firmes no propósito de que vamos começar na segunda feira o nosso “regime”, vamos mudar o nosso estilo de vida, vamos correr, vamos andar, vamos nos alimentar melhor e vamos ser felizes! Mas a cada dia nossa alimentação está mais industrializada, com mais agrotóxicos, gorduras, sódio, conservantes, o “fast food” é o mais conveniente, não temos mais o prazer de sentar à mesa e saborear uma refeição em família, estamos cada vez mais escravos de nós mesmos.

Só quando a coisa aperta para o nosso lado, quando começamos a nos sentir cansados, gordos, desanimados, cheios de dores aqui e acolá, é que lembramos que não somos de ferro. E a idade avança... “Janeirices” a parte, devemos lembrar que quanto mais cedo começarmos a nos disciplinar, mais rápido estaremos construindo uma vida longa e saudável.



De que adianta termos uma família linda, trabalho, sucesso profissional e financeiro e não termos “saúde”?



Não dá nem para aproveitar tudo que Deus acrescenta dia a dia na nossa vida.

“A obesidade é o mal do século. É um problema de saúde caracterizado por excesso de gordura corporal. Muito mais do que um problema estético, a obesidade é considerada uma doença crônica, podendo trazer inúmeros prejuízos à saúde física e mental.


Embora o excesso de peso seja uma preocupação mundial, as taxas de indivíduos obesos mais que dobrou no Brasil, onde três em cada 10 pessoas estão acima do peso.


E a maior preocupação com este fenômeno são as conseqüências que o excesso de gordura traz à saúde. Aí está o risco do desenvolvimento da diabetes, problemas cardiovasculares, doenças nas articulações, apnéia de sono, depressão, câncer e outros, afetando a qualidade de vida e a longevidade.


Dois são os motivos pelos quais engordamos: - excesso absoluto de alimentos ou atividade física limitada.

Medidas preventivas começam na infância, por meio do estimulo a hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular e monitoramento constante do peso.

Entretanto existem pontos que predispõem e podem desencadear o ganho de peso:


-histórico familiar – gravidez – menopausa – parar de fumar – situações que levem a alterações alimentares ou de atividade física – pouca ou nenhuma atividade física regular e orientada – uso de certos medicamentos.


A reeducação alimentar é primordial para evitar os eternos regimes e dietas que levam ao efeito sanfona. Devemos inclusive comer alimentos variados, uma vez que apresentam propriedades e nutrientes diferentes entre si.


Atenção ao consumo de manteiga, maionese, molhos gordurosos, frituras (do tipo à milanesa, a dorê, empanados), frios e embutidos, chantilly e doces gordurosos. Lembre-se: o problema não é o pãozinho, mas quanto se coloca de manteiga nele!


Alguns cuidados:


• Faça uma alimentação mais fracionada e de menor volume, ou seja, coma mais vezes ao dia em menor quantidade.
• Mastigue bem os alimentos e aprenda a saboreá-los.
• Inicie o almoço e jantar pela salada, porque a fibra ajuda a saciar a fome
• Beba água durante o dia (seis a oito copos)
• Cuidado com as gorduras saturadas porque elas aumentam o colesterol
• Bebidas alcoólicas nem pensar porque contêm carboidrato
• Atividade física porque ela é fundamental, tanto na prevenção como no tratamento da obesidade. A regularidade é mais importante que a intensidade do exercício.

• E seja feliz.”


Ore, agradeça a Deus todos os dias pela vida que ELE lhe deu, e que possas ver, com alegria, a sua descendência prosperar. É promessa do Senhor! Colabore!


Abraços,


Pra Heloisa Ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário