sábado, 12 de dezembro de 2009

“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço."

Porque será que sabemos em detalhes aquilo que não queremos viver, o que não nos agrada, e temos tantas dificuldades em descobrir o que realmente gostaríamos de viver e/ou colocamos de forma tão genérica nossos desejos?

Em assuntos anteriores, destacamos sobre mudanças de comportamento e conscientização da busca de uma vida gratificante. Escolher o modo de vida é exercitar o livre arbítrio. Neste contexto, vimos que:

- As escolhas que fazemos são baseadas nos valores que temos como regras para nossa vida, valores adquiridos desde a infância que, ao longo do nosso desenvolvimento, vão determinar o nosso querer.
- Estes valores são, muitas vezes, fruto das vivências boas ou ruins que tivemos.
- Essas vivências, quando ruins, nos fazem registrar conceitos distorcidos da verdade sobre nós mesmos e estes registros podem nos manter presos nos acontecimentos do passado.
- Assim como valores ruins podem determinar escolhas de maus caminhos, valores bons devem levar às boas escolhas e a realizações saudáveis.

Temos uma tendência natural em definir o nosso querer pela negação ou pela oposição ao que não queremos. A ansiedade faz com que nos preocupemos mais com as coisas que não queremos viver, deixando de nos empenhar naquilo que é realmente o nosso querer, o nosso bem. Muitas vezes ficamos presos àquilo que vivemos e não nos agradou, tomamos como exemplo pessoas que falharam, passando a desejar ardentemente não repetir a experiência delas, e muito menos viver aquilo de ruim que presenciamos em suas vidas. Com estas coisas povoando nossa mente e nossos sentimentos, nossa vida fica paralisada.

Tudo na vida tem como possibilidade dois resultados: dar certo ou dar errado.
De uma pessoa para quem tudo vai bem, diz-se que tem sorte, que tem sempre alguém que ajude ou facilite as coisas, que é abençoada. Mas daquela que vive de dificuldade em dificuldade, se diz que não tem sorte, parece que “tem uma coisa”, nada vai pra frente.
Quando então se pronuncia o termo “maldição hereditária” o peso fica ainda maior, principalmente se um filho, tal e qual o avô e o pai, não consegue libertar-se do vício da bebida; se a causa das mortes é sempre pela mesma doença; se os divórcios continuam acontecendo de pai para filho, e o estado de dificuldade financeira já faz parte do dia a dia da família há décadas. A esperança tarda, a fé esfria e o coração fica doente de conformismo “diante do fado, do carma, do destino”. Grosso modo, maldições são manifestações visíveis de males que assolam uma pessoa, famílias ou todo um povo.

EXEMPLIFICANDO: “É muito comum olharmos para a vida dos nossos pais e focarmos o pensamento naquilo que rejeitamos neles, num esforço para NÃO REPETIR os mesmos erros. Este foco só nos levará para o mesmo caminho que eles trilharam, pois não investimos na transformação, e sim no reforço das atitudes que tanto desaprovamos. Essa atitude nos afasta dos sonhos. Para sonhar é necessário soltar a imaginação, e se seus pensamentos estão presos ao negativo, jamais poderá ter bons sonhos.
Para você ser uma pessoa realizada, precisa ter projetos de vida, e é dos seus “bons sonhos” que você constrói a base onde os seus “bons projetos” poderão nascer.

FUNDAMENTOS BÍBLICOS:

As pessoas chegam às igrejas em busca de mudança de vida, se convertem, e ficam à espera de ver revertidas todas as situações de dor, miséria ou enfermidades nas suas vidas. Quando isto tarda muito ou não acontece, um dos grandes culpados mencionados é o gigante da maldição, como se estivesse pré-destinado a tê-lo como companheiro por toda a vida.
Por que então em Jr 31:29-30 e Ez. 18 através de seus profetas há milênios atrás, Deus já passava um recado tão diferente para seu povo?
“Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram. Mas cada um morrerá pela sua iniqüidade e de todo homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão.”
Isto é, cada um responderá por si, pelos seus atos e escolhas, não precisará aceitar passivamente ou repetir a herança ruim da família, a maldição. “Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não encontra pouso,” Pv. 26:2

Muitas pessoas estão presas ao pensamento de que a sua vida está “emperrada” devido à maldição hereditária. São situações que vêm se repetindo de pais para filhos há gerações. A maldição, para se instalar e se desenvolver na vida de uma pessoa, precisa encontrar um terreno preparado à sua espera. Encontrando um solo ocupado por uma vistosa vegetação de fé e amor, de uma mente renovada, de atitudes positivas de superação, não consegue espaço para crescer e produzir seus maus frutos.

“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Romanos 7:19”
Uma das atitudes que nos faz perder tempo e agasalhar maldições é o esforço despendido em pensamentos e ações com aquilo que não queremos, deixando de nos envolver com o que realmente nos fará realizados. Assim abrimos brechas mentais, emocionais e físicas, onde o mal prospera facilmente, trazendo a morte de nossos sonhos e da esperança de que um dia tudo poderá se concretizar.
Por isso, é necessário que descubramos o nosso querer, aquilo que Deus colocou em nosso ser, o que Ele determinou de melhor para nós.

Jo 8:32 “Então conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
É Jesus quem nos traz o entendimento de que somos livres para escolher o nosso próprio caminho. Ele nos mostra esta condição de sermos administradores das nossas vontades, pensamentos e atitudes.
Jesus nunca dirá: “Conte para mim como foi seu pai para eu poder resolver o que você pode ou não pode ser”. Jesus sempre perguntará: “O que queres que Eu te faça?”
Seja qual for o motivo pelo qual meus pais não conseguiram realizar seus sonhos, EU NÃO PRECISO SEGUIR O MESMO CAMINHO.
Posso aprender e fazer escolhas melhores. Jesus ensinou o que DEVEMOS fazer e NUNCA o que não podemos fazer. Seu Evangelho, Suas boas novas centraram-se num sistema de prevenção contra todo o mal. Se a lei (antes de Jesus) mostra impiedosamente o que NÃO devemos fazer, a graça de Deus em Cristo Jesus nos ensina o que devemos fazer nos dando a paz e a tranqüilidade para pensar e agir acertadamente a favor de nós mesmos e dos nossos amados, sem cair na sentença da lei. A graça não anula a lei. A graça nos protege do jugo da lei.”

A maldição é para quem não tem Jesus como parâmetro para sua vida. Ele nos ensina a planejar o futuro sem deixar de viver plenamente o presente, e ainda, nos dá através de Sua entrega, dos ensinamentos do Evangelho, o poder para vencer qualquer sentença, seja ela hereditária, adquirida ou resultado da nossa arrogância ou rebeldia. Ele não nos impõe nada, Ele realiza o nosso querer.

Você consegue ajudar uma pessoa que não sabe o que quer? Fica difícil não é?
Deus também não pode ajudar aquele que não define o que deseja para si!

O que você quer para a sua vida? Quais são seus sonhos, quais são seus projetos para os próximos dias, meses, ano?
Abandone os pensamentos negativos. Aquilo que você não quer viver não se concretizará na sua vida se a sua motivação estiver baseada nos bons projetos, bons pensamentos e na fé nesse Deus que tem prazer em realizar os desejos de seu coração.
Se em alguma área de sua vida há indícios de maldição, use este conhecimento para impedir que ela encontre pouso. Afaste toda amargura, tristeza, desânimo, ódio ou desejo de vingança do seu interior. Não deixe que ela encontre um terreno fértil para prosperar, tome atitudes corretas:

- não fique parado achando que este é o seu destino.
- faça uma análise: ‘Qual tem sido o meu comportamento diante desta situação?”
- identifique os desvios e corrija.
- peça a Deus revelação para agir com sabedoria e mudar o rumo das coisas.
- retire da sua vida tudo que não edifica, ou melhor, que tem destruído o seu humor, sua alegria, tirado sua paz, e ocupe esse espaço vazio com as promessas de Deus.
- não deixe que essa situação roube os seus melhores dias!

Nosso tempo de vida aqui na terra segue um curso cronológico que não há como deter.
Biologicamente a vida poderá ser prolongada com os avanços da ciência e a melhoria da qualidade de vida. Mas a vida interior, esta precisa ser regada pela Palavra de Deus. É ela que dará o sentido e o equilíbrio, ao tempo que passa e ao corpo que envelhece.

“Você nasceu para dar certo, mas o resultado dependerá da sua escolha… está em suas mãos.”
Quando você descobrir o querer na sua vida, não deixe escapar, acredite, trabalhe e persevere. “pois Deus é quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. Filipenses 2:13

REFLITA: “O que você realmente deseja viver?
Qual será a “boa vontade” de Deus para a sua vida? “

Para que você descubra a “boa vontade” de Deus para a sua vida, proponho um exercício. É uma forma de você descobrir qual é o seu querer, o que você quer para sua vida, ou melhor, o que o Senhor já colocou no seu coração - a boa vontade de Deus para você!

Vamos então fazer o exercício:

PRIMEIRO PASSO:

FAÇA UMA LISTA DAS COISAS QUE VOCÊ NÃO QUER VIVER

Enquanto escrevemos o que não queremos, fica mais fácil entender o que realmente queremos.

SEGUNDO PASSO:

CRIE UMA LISTA DAS COISAS QUE VOCÊ QUER VIVER

Agora que você já determinou o que não quer, comece a enumerar aquilo que você quer viver, quais são os seus verdadeiros sonhos. (não economize)

Conforme você for escrevendo, vá riscando o que não quer. Essa atitude levará você a dar mais atenção ao positivo que ao negativo; quanto mais der atenção ao que quer, as possibilidades de realizações aumentam, pois o seu cérebro estará registrando mais coisas positivas que negativas.
Passe a acreditar em tudo que escreveu, visualize e sinta cada situação, transforme esta lista em emoções!

TERCEIRO PASSO:

ESCREVA E TRANSFORME ESTA LISTA DE COISAS QUE VOCÊ QUER VIVER NUMA HISTÓRIA DE VIDA. SONHE... CRIE PROJETOS!

Pb Martha Miguel

2 comentários:

  1. amei esta mensagem , farei na certeza do sucesso que DEUS me dara . CREIO , que não será diferente com Pastora.
    QUE DEUS te abençoe mais , mais, abraços

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO! O meu caso não é uma repetição na família, mas de qualquer forma é bom lembrar de exercitar na mente e nas emoções q. a solução é a mesma: sonhar e ter fé q. tudo se resolve e se torna possível... é ver com os olhos da fé: pois "Tudo é possível ao q. crê"! E como Pedro (o apóstolo) aprendeu a focar o seu socorro e salvação em Jesus Cristo, quando estavam enfrentando uma tempestade no mar e imediatamente o mar se acalmou e ele andou com Jesus sobre as águas!

    ResponderExcluir