quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O MUNDO CARECE DE AMOR

“Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que retine”.
“Ainda que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda a fé, de maneira que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”
“E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” 1 Corintios 13: 1-3

O amor está na poesia, na música, na boca dos apaixonados, nos romances dos livros best seller, na tela do computador. O amor está nos objetos de souvenir, nos sermões religiosos, nas telas do pintor... A ciência já comprova que o amor é o remédio para um coração sadio, para um corpo em bom funcionamento e uma mente equilibrada.

Mas o mundo carece de amor!

Não há amor na pedofilia nem na bala perdida, não há amor no casal que se agride nem nos pais que abandonam seus filhos, não há amor naqueles que se consomem pela droga! Nem há amor naquele que mente, engana e vive da miséria humana.
A palavra amor é uma das mais escritas e pronunciadas e, também, das mais cobiçadas. Fala-se, escreve-se, porém, o amor verdadeiro, poucos conhecem.
O amor não é um desenho, não tem forma, não tem cheiro, não tem textura... É muito mais que uma flor, um coração, que um presente, mais que palavras.

O amor é um sentimento, é um dom, é divino!

FUNDAMENTOS BÍBLICOS

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. ...Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” Marcos 12:30 e 31

Quando a Palavra de Deus coloca um mandamento, cabe a nós obedecer.
Amar a si mesmo não é egoísmo, como muitos acham, pelo contrário, quanto mais egoísta a pessoa é, mais distante do amor estará. O egoísta é inseguro e frágil interiormente, tem um ego infantilizado. Quem se ama, humildemente reconhece que é um ser único e especial, planejado pelo Criador.
Quanto mais a pessoa fortalece o seu interior cultivando a auto-estima, mais segura ela se torna. Só os fortes conseguem ser gentis, desprendidos, livres, e demonstram essa liberdade quando passam a sentir mais prazer amando do que sendo amado, sem cobranças, tendo maior preocupação em dar do que em receber. Amar ao próximo, sem amar a Deus e a si mesmo, é uma missão impossível.

Costumamos amar as pessoas pelo que elas representam para nós, considerando nossos desejos, frustrações e decepções: - pais querendo fazer de seus filhos o que deveriam ter sido;
- maridos ou esposas “despejando” no outro o que não conseguiu ser, o que deixou de fazer, as suas fraquezas e insatisfações.
O amor verdadeiro precisa ser incondicional. Você ama porque ama. O amor deve vir muito antes das condições, acrescido de amizade, compreensão, respeito, fidelidade, demonstrações de afeto, ingredientes que vão possibilitar que esse sentimento possa ser compartilhado.

O amor é um sentimento, viver o amor é atitude!

Falar de amor é falar de Deus. 1João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus”, porque Deus é amor”.

A religiosidade nos apresenta um Deus implacável pronto para nos castigar quando erramos, como se Sua satisfação fosse a vingança. Um pai demonstra o seu verdadeiro amor corrigindo o filho em seus caminhos errantes, “Quem ama Cuida”. Você conhece este Pai?

É preciso pelo menos duas pessoas para haver um relacionamento, e o mundo tem dificuldade de conhecer o amor genuíno de Deus, por falta de intimidade com Ele. Se há falta de amor, há falta de Deus!

O amor de Deus foi demonstrado em sua grandeza e plenitude, quando entregou seu Filho em sacrifício por nós. Jesus derramou esse amor em vida, convivendo com os miseráveis, os oprimidos, com reis e doutores, com pessoas comuns como nós, amando-os, incondicionalmente, para nos ensinar a exercer esse amor em sua essência. Num ato de maior grandeza entregou, voluntariamente, a sua vida em sacrifício por nós. Jesus importou-se com as pessoas o tempo todo, dando o melhor de si a cada um.

Dizem que “A humanidade padece e se autodestrói, porque lhe faltam essas duas pérolas: o amor e a amizade”.

Não somos Jesus, sabemos que não é fácil. Por isso é necessário nos dispormos a ouvir, a aprender com Ele, e saber que precisamos do outro para que o amor aconteça, para que haja reciprocidade.

Aquele que ainda não conheceu o verdadeiro amor de Cristo tem dificuldades em perdoar, é consumido pela mágoa, pelos ressentimentos e não deixa espaço para o amor. Jesus pediu que seus discípulos permanecessem no seu amor, único modo deles serem reconhecidos como seus discípulos. Chamou-os de “amigo”. Os amigos sabem o que está no coração um do outro, são íntimos, cúmplices, espontâneos, têm liberdade, lealdade, compromisso e aliança.
A Palavra de Deus já nos adverte: Prov. 20:6 “ Muitos proclamam ter constante amor, mas o homem fiel quem o achará?

É em Jesus que vamos encontrar o verdadeiro amor e a amizade sincera, você não precisa mais permanecer triste e amargurado. Jesus te ama independente do que você é, faz ou tem! Ele quer ser teu amigo, experimente!
Abra o seu coração, permita que esse amor inunde a sua vida. O resto é só deixar acontecer!

Pb Martha Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário